quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Três cenas- 1ª Parte: Delegação

O seu estômago está revirando com aquela tensão de primeiro dia no emprego. Será que vou conseguir? E se eu não fizer direito? O chefe vai gostar de mim? Você dá uma olhadela ao redor e repara nos outros. Têm os olhos semicerrados devido ao sol brilhante, apóiam o peso do corpo ora nu­ma perna ora noutra, com nervosismo desenham figuras na areia com o bico de suas sandálias. Setenta de vocês receberam a convocação de se apresentarem para uma tarefa especial.

Jesus está fazendo um discurso. Parece preocupado, e suas palavras transmitem inquietação: "Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho." Na hora em que chega ao final de sua fala, aumenta o tom de voz, cha­mando a atenção: "Quem vos der ouvidos, ouve-me a mim; e, quem vos rejeitar, a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar, rejeita aquele que me enviou." O que se espera que isso signi­fique? O grupo começa a se dispersar, e, engolindo as incerte­zas, você sai com o companheiro que lhe foi designado para realizar a tarefa dada.
Na próxima vez em que você vê Jesus, uns poucos dias depois, parece como se ele tivesse trocado de rosto. Toda seve­ridade e inquietação se foram. Ele dá largos sorrisos enquan­to vocês contam suas histórias, e insiste em que vocês dêem detalhes. Ele quer ouvir tudo sobre as curas, exorcismos e vi­das transformadas. Realmente deu certo essa perigosa missão na região montanhosa, e Jesus está comemorando. É uma fes­ta de vitória. Ouça-o por um bom tempo e você crerá que po­de fazer qualquer coisa: pisar sobre serpentes, escorpiões, qual­quer coisa.
Bem no meio do relatório que você está apresentando, ele ergue a mão para interromper. Você nunca o viu tão anima­do. "Eu via a Satanás caindo do céu como um relâmpago", ele anuncia, e, embora você não tenha qualquer idéia do que ele quer dizer, você se vê envolvido num repentino surto de en­tusiasmo. Um grande avanço pelas linhas inimigas deve ter aca­bado de acontecer. Então ele se inclina para mais perto e diz numa voz mansa: "Muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes, e não viram, e ouvir o que ouvis, e não o ouviram."
  
Texto extraído do livro "Decepcionado com Deus" de  Philip Yancey, (Mundo Cristão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário