sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Três cenas- 2ª parte: Exame final

Uma outra cena, uns seis meses depois. Dessa vez você está jantando com o restante dos Doze numa pequena sala em Jerusalém. Um sentimento abafado, enclausurado, toma conta do local, e você está um pouco tonto depois da refeição e do vinho. Tudo está acontecendo rápido demais.
No início dessa semana Jesus havia permitido uma rara manifestação de aclamação pública e entrou na cidade numa procissão triun­fal. Parecia que todos os sonhos que você sustenta finalmente se tornariam verdade. Mas o ambiente dessa noite é agourento.
Primeiro houve o incidente do lavar os pés, quando Jesus constrangeu Pedro. E mesmo agora, enquanto conversa, a ati­tude de Jesus oscila. Num momento ele parece nostálgico e consolador, e no momento seguinte repentinamente repreende você por estupidez e falta de fé. Continua se referindo a uma traição. Uma parte disso você não entende bem. Mas numa coisa ele continua insistindo apesar de todos os protestos: es­tá indo embora. Algum outro virá para tomar o seu lugar, al­guém que ele chama de Conselheiro.
Durante meses você vem aguardando que Jesus assuma o comando do seu reino. Mas agora ele diz que está transferin­do tudo — para vocês, os Doze! Ele olha ao redor da sala e diz com determinação: "Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio."

Texto extraído do livro "Decepcionado com Deus" de  Philip Yancey, (Mundo Cristão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário