quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Joelhos dobrados

A natureza nos oferece lições fenomenais de sabedoria, mas a gente é tão ocupado, que não presta atenção.  Dificilmente, nos dispomos a observar procedimentos de pássaros, para entender-lhes as atitudes, como, por exemplo, o cuidado com a escolha do local e o material para construir seu ninho e, especialmente, o zelo com os filhotes para protegê-los de todos os riscos.
Lamentavelmente, o progresso nos afastou da natureza, instalando a equivocada e perigosa impressão de que podemos viver a vida, pilotando nossos moderníssimos equipamentos, máquinas cada vez mais potentes e velozes, esquecendo da mãe-natureza. Deveríamos ter a humildade de observá-la mais e todas as espécies vivas e manter relação de fraternidade.

Os pássaros nos despertam particular interesse, porque, desde tempos imemoriais, encantam o ser humano com a possibilidade de voar, e foi, inspirado neles, que o homem desenvolveu as máquinas que hoje nos levam pelos ares.
Mas uma coisa, bem mais simples, de simplicidade infantil, talvez seja perguntar: por que os passarinhos não caem do galho enquanto dormem? Como é que ele consegue isso? Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço.
Essa pergunta é daquelas famosas interrogações de criança, que pegam os adultos desprevenidos e sem resposta. Ou será que passarinho não dorme? Dorme, sim! Mas por que não cai durante o sono?
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são feitos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho, até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. Verdadeiro milagre, não? Olha só o que o Criador fez para que os pássaros não despencassem durante o sono.  Que maravilha!
Trazendo este fenômeno para a realidade humana, poderíamos dizer que não é tão diferente conosco. Quando nosso “galho” na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração.
Olha só que metáfora maravilhosa do joelho dobrado do passarinho: se você, alguma vez, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar, não caminhe mais sozinho, dobre o joelho em oração perante Deus e busque energias, força e inspiração para os grandes desafios de sua vida.
Poderíamos ainda buscar o exemplo das espigas de milho. Vazias, erguem-se arrogantemente para o céu; cheias, dobram-se humildemente à terra, em gratidão à mãe-natureza..
Por isso, o exemplo do joelho dobrado é lição de sabedoria, inspirada na simplicidade dos passarinhos que, até para dormir, dobram os joelhos em gratidão ao Criador, que lhes provê alimento e, por isso, oferecem a cada amanhecer o concerto de sua afinada e encantadora orquestra.
OSVINO TOILLIER
www.osvinotoillier.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário